Aula 04 - Minifying JavaScript Files | Curso de Grunt | Grunt | Jornada do Dev | Cursos de programação 100% gratuitos

Aula 04 - Minifying JavaScript Files

Para ter acesso gratuito às aulas,
você só precisa fazer login:

EntrarCadastre-se

ao fazer login, você concorda com a nossa política de privacidade

Todo programador é preguiçoso, e isso é fato, pois sempre estamos procurando ferramentas que automatizem o trabalho para nós. Mas isso necessariamente não é algo ruim, pelo contrário, automatizar tarefas (objetivo do Grunt) implica em ganho de produção e isso é ótimo. O que não podemos deixar acontecer é a não realização de tarefas primordiais para que uma aplicação tenha qualidade.

Minificação e concatenação de arquivos por exemplo são tarefas básicas e você não deve deixar isso de lado, mas fazer isso usando um plugin no editor (que seja o Sublime Text) ou um site, copiar o código minificado, colar em um novo arquivo renomeado com .min no final e por fim salvar, e toda vez que alterar o código ter que repetir essa operação é um saco.

E o deploy ? Se você utiliza FTP sabe o quão lento é fazer upload de arquivos, principalmente se forem muitos, e o pior de tudo, ele abre e fecha uma conexão para cada arquivo, é um sofrimento. E se você esquece de enviar um arquivo que alterou ? Melhor nem pensar…

O que é o Grunt?
Foi pensando nessas e várias outras atividades que o Ben Alman, conhecido como Cowboy criou essa ferramenta incrível.
O Grunt é uma aplicação de linha de comando que tem como objetivo automatizar tarefas, principalmente tarefas em aplicações JavaScript. Essas tarefas são como as descritas acima. E como isso é feito? Escrevendo as tarefas em JavaScript e rodando no Node.JS.

Link oficial: http://gruntjs.com